quarta-feira, 3 de abril de 2013

Energia Solar no Maracanã



O novo Maracanã vai realmente usar energia solar após as obras para a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa é resultado da parceria entre a empresa de energia Light, a EDF Electricité de France, a maior produtora e distribuidora de energia da França, e o governo carioca.


Para que isso seja possível serão instalados painéis fotovoltaicos na cobertura do estádio, o que permitirá a geração de cerca de 400 KWp em energia limpa, o equivalente ao consumo de 200 residências. O investimento é de R$ 6 milhões, totalmente privado. A Light assumirá o investimento para implantação e manutenção destas placas.

Os benefícios desse novo recurso devem ser expandidos para outras instalações do complexo. A previsão é que o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio de Lamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros também sejam beneficiados pelo sistema.

Além da alimentação por energia solar, o Maracanã também fará captação de água de chuva, com a intenção de diminuir em 50% o consumo para irrigação do gramado, e em até 30% o uso na instalação toda. Além disso, a iluminação será feita com lâmpadas de led, as escadas e elevadores serão inteligentes, e o equipamentos de ar-condicionado serão econômicos.



FONTE: www.maracanaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário