segunda-feira, 1 de abril de 2013

Propostas para Gestão Sustentável

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) 
É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais .

Empresa - Governo - Sociedade
Por mais poder que alguém tenha, dificilmente conseguirá sozinho mudar os padrões de produção e consumo a ponto de tornar a Terra um local totalmente sustentável. As pessoas e as instituições sabem disto e cada vez mais buscam o diálogo e a parceria. Neste cenário, as instituições e multiplicadores de opinião precisam de informação correta sobre quem é quem, e o que ocorre no meio ambiente, a fim de manterem-se em dia com os acontecimentos e, ao mesmo tempo, estabelecerem suas estratégias de ação e escolher parceiros.

Educação e comunicação ambiental
Em tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, a educação para a sustentabilidade representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida.

Nesse sentido, a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a responsabilidade compartilhada entre os indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento sustentável.

As empresas têm um papel fundamental no processo de educação ambiental, tanto de seus colaboradores quanto da sociedade como um todo. A empresa pode identificar as necessidades de treinamento para as diversas áreas e em todos os níveis funcionais. Pode oferecer atividades na empresa e fora dela, motivando os colaboradores a participarem, colocando-os no centro do processo de aprendizado.

As empresas podem também elaborar, com apoio de profissionais capacitados, cartilhas e materiais de comunicação e divulgação para auxiliar no processo de educação e conscientização.Hoje, muitas empresas desenvolvem projetos com foco em educação ambiental e esta pode ser uma área interessante para pequenas empresas se relacionarem com a sociedade de maneira mais profunda.

Marketing Verde
Também chamado de marketing ambiental, o marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. Trata-se da estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente.

A estratégia de marketing ambiental entende que uma pessoa que tenha consciência ecológica dará preferência a produtos e serviços que tenham sido criados respeitando o meio ambiente e a sociedade. Um serviço ou produto pode demonstrar ser ambientalmente responsável pela forma como é produzido, como é vendido ou embalado.

O marketing ambiental pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de gestão de mercado, porém, ao mesmo tempo em que cresce o número de consumidores conscientes, cresce também a desconfiança com relação a propostas pretensamente “verdes”, mas que não passam de promessas vazias que tentam explorar de forma irresponsável este novo filão de mercado.

Portanto, cabe às empresas buscar executar sua estratégia de marketing ambiental de forma correta, sob pena de a marca da empresa sofrer danos muito sérios em sua credibilidade. O marketing verde vai muito além de meras frases de efeito publicitário. É necessário que as empresas realmente adotem práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade. Neste caso, elas poderão atrair mais clientes e mais vendas.


FONTE: SEBRAE

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