Jogo de Ser Árvore é uma vivência multissensorial de descoberta das árvores e seus poderosos ensinamentos. Dois sábios personagens, o Grande Mestre e sua assistente Raíza, vieram de uma grande floresta e estão viajando pelo mundo, visitando escolas para brincar de ser árvore com as crianças. Nesse jogo não existe apenas um vencedor, todos ganham se conseguirem passar pelo desafio de imaginação criativa, em que cada criança vai encontrar a árvore que mora dentro dela.
O Jogo de Ser Árvore foi uma iniciativa realizada a pedido da concessionária de energia AES Sul como parte das ações de preservação ambiental da empresa no ano de 2011. A companhia, em acordo com a lei de Reposição de Podas Obrigatórias, estabeleceu parceria com o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP) dentro da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul) para desenvolver um novo projeto que, com formato inovador, contemplasse as exigências previstas na lei e também fosse além, aumentando a sua capacidade de transformação social, atuando com maior comprometimento na educação.
Para que este potencial fosse atingido, a Nômade foi chamada para conceber um projeto que trabalhasse a integração da humanidade com a natureza. Lembrando e aproveitando o fato de que 2011 foi estipulado pela ONU como o “Ano Internacional das Florestas”, optou-se por criar uma proposta que trabalhava a imagem das árvores como representantes da sabedoria da natureza. O público escolhido foram as crianças da faixa etária entre 8 e 10 anos, pois sabe-se que nessa idade é mais assertivo trabalhar uma mudança de percepção.
A proposta consistia em uma vivência sensorial de caráter lúdico junto aos alunos de escolas públicas do Estado. A dinâmica cria uma experiência de engajamento e, ao mesmo tempo, traz conteúdos importantes a respeito da relação do homem consigo mesmo, com os outros homens e com o planeta.
Uma equipe formada por um coordenador de produção, dois atores e um motorista percorreram o Rio Grande do Sul levando os ensinamentos das árvores, ou como preferimos chamar: O Povo em Pé. A atividade trabalha a tomada de consciência com muita alegria, imaginação e ciência. Mais de 3500 crianças em 60 escolas de 19 cidades participaram do Jogo de Ser Árvore durante os dois meses em que o projeto esteve ativo. Uma logística complexa, mas recompensadora.
O jogo, realizado em grupos que variavam entre 25 e 100 crianças, tinha diversas atividades que exploravam o entendimentos dos podres e das necessidades das árvores, as maneiras como podemos aprender e cuidar delas. Durante o jogo as crianças expressavam suas descobertas através de um desenho, ao final recebiam um livro Os Ensinamentos do Povo em Pé (http://issuu.com/estudionomade/docs/ser_arvore/23com) exercícios práticos de ecologia ampliada.
Também integra o projeto uma plataforma web onde os alunos podem dar forma ao seu personagem árvore e compartilhar com o mundo sua expressão dentro de uma floresta virtual.
FONTE:http://www.estudionomade.com.br
FONTE:http://www.estudionomade.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário