quarta-feira, 27 de março de 2013

Litros de Luz

Famílias de baixa renda dividindo um espaço precário. Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas ao redor do globo. A falta de luz é um problema grave, fazendo com que as pessoas se arrisquem usando conexões elétricas de alto risco, o que pode causar incêndios e outros acidentes.

Pensando em alternativas para essa e outras questões, Illac Diaz criou a Fundação My Shelter, com o objetivo de levantar projetos alternativos, de baixo custo e sustentáveis. A fundação lançou o projeto Liter of Light (Litro de Luz) nas favelas de Manila, Filipinas. Ele consiste basicamente em encher uma garrafa PET com uma solução de água limpa e água sanitária, encaixando-a numa fibra de vidro e ajustando o minissistema no telhado ou teto da casa. A “lâmpada solar” capta os raios solares e é capaz de iluminar o ambiente, aproximadamente como uma lâmpada comum de 55 W. Uma solução econômica e ecologicamente correta, que recebeu aperfeiçoamento técnico de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e prevê iluminar, até o fim de 2012, 1 milhão de casas em áreas carentes ao redor do planeta.

Mas a iniciativa não é novidade total por aqui; pelo contrário. O mecânico Alfredo Moser, de Uberaba (MG), é considerado o pioneiro na criação do Litro de Luz. Durante um apagão em 2002, Alfredo improvisou e pendurou a engenhoca simples no teto para se livrar do breu. Deu tão certo que a ideia se espalhou e a vizinhança logo aderiu à nova lâmpada, reproduzindo o mesmo método simples, ensinado pelo vizinho, de iluminar suas casas. O uso da nova “lâmpada” virou atração no Parque Chico Mendes, em São Paulo, além de ter inspirado o Liter of Light, da Fundação My Shelter. Ponto para o Brasil.


FONTE: http://www.respostassustentaveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário